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Ser fisicamente ativo

Ser fisicamente ativo

O exercício físico regular1 é uma parte importante do seu plano de gestão da diabetes. Isto inclui qualquer movimento que aumente o consumo de energia, a frequência cardíaca e a respiração acima dos níveis normais para situações de repouso. A duração de uma atividade física pode ser de apenas 10 minutos, embora seja recomendada a prática de exercício físico por 30 minutos ou mais por dia, várias vezes por semana. São exemplos as caminhadas, a limpeza da casa, a dança, entre outros. O exercício físico pode ajudar a aumentar o controlo dos níveis de glicose no sangue, a manter o peso, a reduzir o risco de doenças cardíacas e a melhorar o bem­‑estar geral.

Cuidados a ter: deve ter sempre alguns cuidados em relação ao exercício físico:

  • Se esteve inativo por algum tempo, fale com o seu médico antes de começar um programa de exercício físico.
  • Comece com exercícios leves e, se conseguir, vá aumentando a sua intensidade.
  • Verifique os níveis de glicose no sangue antes de começar os exercícios. Pode ser necessário consumir alguns hidratos de carbono antes de começar, especialmente se toma insulina e se os seus valores de glicemia forem inferiores a 100 mg/dl
  • Tenha sempre à mão comprimidos de glicose ou outros carboidratos de rápida absorção (bebidas açucaradas, leite magro, rebuçados), caso os níveis de glicose baixem durante o exercício físico.
  • Use calçado adequado: ténis ou calçado confortável.
  • Faça aquecimento e quando estiver a terminar, vá reduzindo lentamente a intensidade.
  • Verifique se os pés têm bolhas ou feridas antes e depois do exercício, restringindo‑o conforme necessário.
  • Beba bastante água antes, durante e após o exercício

Ultrapassar os obstáculos

Seguem­‑se alguma dicas para que certos obstáculos não o impeçam de ser mais ativo:

  • Estabeleça metas viáveis. Não tem de se comparar aos outros.
  • Esteja aberto a outras atividades. Desafie­‑se a si próprio à medida que vai melhorando.
  • Procure a ajuda de profissionais se tiver algum problema de saúde ou algum tipo de incapacidade física.
  • Defina uma hora específica para fazer exercício e integre‑a na sua rotina diária.
  • Encontre um parceiro de exercício que lhe dê mais motivação.
  • Encontre um local perto de casa e de fácil acesso para fazer exercício.
  • Se não consegue pagar a subscrição de um ginásio, considere comprar equipamentos baratos para casa, como cordas de estiramento, colchões, pesos, vídeos de exercício, ou utilize o seu próprio peso corporal para ganhar resistência.
  • Tenha atenção a períodos longos de inatividade durante o dia: a cada 30 minutos tente levantar­‑se e/ou andar um pouco, se possível.
  • Desafie­‑se a si próprio à medida que vai melhorando.

1 American Diabetes Association. (ADA) Standards of Medical Care in Diabetes–2018. Diabetes Care 2018; 41, Suppl. 1. Acesso à versão online a 6 de maio de 2018 @ http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/suppl/2017/12/08/41.Supplement_1.DC1/DC_41_S1_Combined.pdf

CO/LFS/0416/0039(1)a