Skip to main content
Onetouch

Tomar a medicação para a diabetes

Tomar a medicação para a diabetes2

É importante que tome a medicação de acordo com a indicação médica, incluindo quando e como a tomar.

Ao tomar a medicação para a diabetes, é importante:

  • saber que medicação está a tomar e compreender como funciona.
  • perguntar sobre os potenciais efeitos secundários da medicação. Os efeitos secundários estão indicados na bula.
  • informar o seu médico de imediato se ocorrer alguma reação à medicação.

Insulina: o que é?

A insulina é uma hormona produzida no pâncreas. É necessária para mover a glicose (açúcar) da corrente sanguínea para as células do corpo, onde é utilizada para produzir energia.

Porque poderá precisar de insulina?

Se tiver diabetes tipo 1, o seu pâncreas não produz insulina. Por este motivo, terá sempre de injetar a insulina prescrita. Esta é a única forma de controlar a diabetes.

Se tiver diabetes tipo 2, poderá ter de tomar a insulina prescrita quando a glicose no sangue continua a manter­‑se elevada, mesmo tomando os comprimidos ou as cápsulas prescritas, e depois de tentar outras formas de controlar a glicose no sangue sem obter os resultados desejados. Começar a tomar insulina não é um sinal de que falhou no controlo da sua diabetes. A diabetes tipo 2 tende a mudar ao longo do tempo e, por isso, poderá exigir mudanças no regime de tratamento.

2 IDF Diabetes Atlas (8th Ed.) (2017). International Diabetes Federation: Bruxelas, Bélgica. Acesso à versão online a 5 de maio de 2018 @ http://diabetesatlas.org/IDF_Diabetes_Atlas_8e_interactive_EN/

CO/LFS/0416/0039(1)a