Skip to main content
Onetouch

Como tratar a diabetes?

Como tratar a diabetes?

O objetivo de qualquer plano de tratamento para uma pessoa com diabetes é controlar os níveis de açúcar no sangue e evitar problemas de saúde. No entanto, todas as pessoas têm necessidades diferentes, sendo, por isso, necessário um plano de cuidados específico para o seu caso.1

Para mais informações sobre o tratamento da diabetes tipo 1

Para mais informações sobre o tratamento da diabetes tipo 2

Para mais informações sobre o tratamento da diabetes gestacional

Trabalho em equipa1

Os especialistas recomendam um trabalho em equipa para o tratamento da diabetes, sendo a pessoa com diabetes o principal membro da equipa. Afinal, é ela que lida diariamente com a doença.

Podem estar também incluídos na equipa os familiares e amigos próximos do doente que ajudem no planeamento e preparação das refeições, que o acompanhem na sua atividade física, consultas médicas, ou que estejam simplesmente lá para dar apoio. Também é uma boa ideia procurar grupos de apoio para a diabetes na sua área de residência.

A sua equipa médica para o tratamento da diabetes

Vamos agora falar sobre quem poderá fazer parte da sua equipa de cuidados de saúde. Os membros da equipa de cuidados de saúde vão depender de vários fatores, incluindo os especialistas de que poderá necessitar para o ajudar a gerir a diabetes e o que se encontra disponível no seu sistema de cuidados de saúde.

Seguem­‑se alguns exemplos dos profissionais que podem vir a integrar a sua equipa médica no tratamento da diabetes:

 

  • Médico de família: o profissional de saúde que pode visitar para fazer exames gerais ou quando está doente.
  • Endocrinologista: um médico com especialização em doenças hormonais, como a diabetes.
  • Enfermeira: uma enfermeira com formação específica e com experiência no tratamento e explicação da doença às pessoas com diabetes e respetivos familiares.
  • Nutricionista: um especialista em nutrição que pode ajudá­‑lo a saber quais as melhores escolhas alimentares em relação às suas necessidades nutricionais, peso desejado, estilo de vida, medicação e outros objetivos de saúde.
  • Médico dos olhos (oftalmologista ou optometrista): um médico especializado em doenças oculares, incluindo a doença diabética dos olhos, e que está preparado para as diagnosticar.
  • Assistente social/Psicólogo/Psiquiatra/Terapeuta familiar: um profissional de saúde mental que ajuda a lidar com os aspetos pessoais e emocionais de viver com a doença
  • Podologista: um médico preparado para tratar doenças dos pés e da parte inferior das pernas.
  • Farmacêutico: um profissional de saúde que organiza e distribui medicamentos e que pode, ao mesmo tempo, dar conselhos sobre a administração de fármacos, nomeadamente os da diabetes.
  • Dentista: um médico que mantém os seus dentes e gengivas saudáveis.
  • Fisiologistas do exercício: um profissional de saúde formado na ciência do exercício físico que pode incluir exercícios eficazes no seu plano de tratamento para a diabetes.
  • Educador de diabetes certificado (EDC): os educadores de diabetes podem ser enfermeiras, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, podologistas, terapeutas ou outros profissionais de saúde com formação em diabetes.

 

1 American Diabetes Association. (ADA) Standards of Medical Care in Diabetes–2018. Diabetes Care 2018; 41, Suppl. 1. Acesso à versão online a 6 de maio de 2018 @ http://care.diabetesjournals.org/content/diacare/suppl/2017/12/08/41.Supplement_1.DC1/DC_41_S1_Combined.pdf

CO/LFS/0416/0039(1)a