Skip to main content
Onetouch

Como é realizado o tratamento da diabetes?

Como é realizado o tratamento da diabetes?

O objetivo de qualquer plano de tratamento para uma pessoa com diabetes é controlar o açúcar no sangue e evitar problemas ou complicações de saúde. Contudo, cada pessoa tem necessidades únicas, por isso necessitará de um plano de cuidados específico para a sua diabetes.

Para saber mais sobre o tratamento da diabetes tipo 1, clique aqui.

Para saber mais sobre o tratamento da diabetes tipo 2, clique aqui.

Para saber mais sobre o tratamento da diabetes gestacional, clique aqui.

Trabalho em equipa

Recomenda-se uma abordagem conjunta para tratar a diabetes, sendo a pessoa com diabetes o membro mais importante da equipa. Afinal, é quem está a ser afetado pela diabetes e que lida com a doença diariamente.

Poderá ainda envolver familiares e amigos próximos. Estes poderão, por exemplo, ajudar no planeamento de refeições e na sua preparação, juntar-se a si em passeios após o jantar, acompanhá-lo nas consultas ou simplesmente dar-lhe apoio. Também poderá ser boa ideia procurar grupos de apoio para a diabetes na sua área de residência.

A sua equipa de cuidados de saúde para a diabetes

Vamos agora falar sobre quem poderá fazer parte da sua equipa de cuidados de saúde. Os membros da equipa de cuidados de saúde vão depender de vários fatores, incluindo os especialistas de que poderá necessitar para o ajudar a controlar a diabetes e o que se encontra disponível no seu sistema de cuidados de saúde.

Eis os profissionais que poderão fazer parte da sua equipa de cuidados de saúde para a diabetes:

  • Médico: O médico é aquele que o acompanhará nas consultas gerais ou no caso de adoecer. Este também poderá ser aquele que o encaminha para especialistas ou outros membros da equipa. Outros prestadores de cuidados de saúde que oferecem cuidados primários incluem enfermeiras e assistentes, que geralmente trabalham com um médico.
  • Endocrinologista: Um médico especialista em doenças hormonais, como a diabetes. Poderá não necessitar de um endocrinologista se o seu médico tiver formação adequada para controlar a sua diabetes. Pergunte ao seu médico se deve consultar um endocrinologista.
  • Enfermeira: Uma enfermeira com formação especial e experiência no tratamento e auxílio de pessoas com diabetes. As enfermeiras geralmente informam os doentes sobre os cuidados diários com a diabetes, como alterações aos hábitos de saúde, toma de medicação e medição dos valores de glicose no sangue.
CO/LFS/1016/0115, CO/LFS/0416/0039