A diabetes e os seus pés: Dicas para cuidar dos pés5
Valores altos de açúcar no sangue podem provocar danos neurais que podem conduzir à perda de sensibilidade nos pés. As pessoas com diabetes estão mais suscetíveis a ter lesões e infeções nos pés. O mau tratamento de feridas também é um risco quando os níveis de açúcar no sangue são altos, o que pode resultar em úlceras nos pés que, sem tratamento, podem originar amputações.
Eis algumas dicas para manter os seus pés saudáveis:
- Faça a gestão da diabetes de forma a manter os níveis de glicose no sangue dentro do intervalo desejado com a ajuda do seu médico.
- Verifique os pés diariamente.
Tente fazê‑lo num intervalo de tempo regular, todos os dias, quando os lavar ou quando se descalçar ao final do dia. Verifique a planta dos pés, as unhas e entre os dedos. Procure cortes, bolhas, inchaços e vermelhidão. - Lave os pés diariamente.
Use sabão neutro e água morna, seque cuidadosamente, especialmente entre os dedos, e aplique creme hidratante. No entanto, não aplique o creme entre os dedos, pois pode promover o aparecimento de germes. - Cuide das unhas dos pés.
Corte as unhas quando for necessário. Use uma lima para eliminar as extremidades pontiagudas e evitar que as unhas cresçam e penetrem na pele. Procure ajuda para cuidar das unhas dos pés se não o conseguir fazer com segurança. - Proteja os pés do calor e do frio.
Evite usar garrafas de água quente, almofadas quentes (ou frias) ou lençóis elétricos. Teste a temperatura da água antes de imergir os pés. - Use sempre meias e calçado confortáveis.
Nunca ande descalço, mesmo dentro de casa. Escolha calçado bem ajustado e proteja os pés com meias que os mantenham secos. Verifique o interior do calçado antes de se calçar para se assegurar de que não contém nada que possa irritar os pés. - Fale com o seu médico acerca de feridas, bolhas, irritações, fendas ou mudanças nos pés, como cor, forma, temperatura ou dores. Procure a ajuda necessária, incluindo uma consulta junto de um podologista.
- Deixe de fumar. O tabaco reduz o fluxo sanguíneo para os pés, o que pode originar complicações.
5 American Diabetes Association. (ADA) – Cuidar dos pés. Acesso à versão online a 24 de junho de 2018
CO/LFS/0416/0039(1)b